A pílula do dia seguinte – contracepção de emergência

A contracepção de emergência refere-se a um conjunto de métodos contraceptivos, que podem ser utilizados pelas mulheres, após a falha na utilização de um método contraceptivo ou depois de uma relação sexual não protegida, num período até 120 horas.
Os métodos contraceptivos de emergência existentes são: a contracepção de emergência hormonal e o dispositivo intra-uterino (DIU).

A mais utilizada é a contracepção de emergência hormonal (vulgarmente designada como “pílula do dia seguinte”) que pode ser tomada por todas as mulheres em risco de uma gravidez não desejada.

Reunimos tudo o que há para saber sobre ela. Use, mas não abuse.

Em que situação devo utilizá-la?

A contracepção de emergência deve ser utilizada nas horas seguintes à relação sexual que se julga de “risco”, de preferência o mais breve possível até ao período máximo de 120 horas, ou seja, a contracepção de emergência é tanto mais eficaz quanto mais próxima da relação sexual for tomada. Sempre que possível deve ser utilizada nas primeiras 24 horas, já que a sua eficácia diminui à medida que decorre o tempo.

Pode utilizar-se nos seguintes casos:

  • quando não foi utilizado qualquer método contraceptivo;
  • quando ocorreu falha ou erro de utilização de um método contraceptivo. Por exemplo: o preservativo rompeu, saiu ou ficou retido na vagina; ou existiu falha na toma da pílula; ou falha na utilização do adesivo contraceptivo e/ou anel vaginal;
  • quando existiu expulsão ou deslocamento de um DIU;
  • quando existiu a prática do coito interrompido e/ou a ejaculação ocorreu na vagina ou nos órgãos genitais externos;
  • quando houve falha na determinação do período fértil;
  • quando existiu atraso na injecção contraceptiva (quando a sua administração ultrapassa em 14 semanas a ultima toma);
  • quando uma mulher foi vitima de violação, não estando sob contracepção.

Como funciona?

O único mecanismo de acção provado até à data é o bloqueio ou o atraso da ovulação. No entanto, também pode actuar de outras formas, consoante a fase do ciclo da mulher em que é tomada:

  • pode impedir a fecundação/fertilização (o encontro do espermatozóide com o óvulo);
  • pode impedir a implantação do ovo na parede do útero (nidação).

É abortiva?

Não. A comunidade científica definiu o começo de uma gravidez a partir do momento que se dá a implantação do ovo nas paredes do útero (nidação).
Se a mulher já estiver grávida, ou seja, se a nidação já tiver acontecido, a contracepção emergência é totalmente ineficaz, embora não tenha qualquer efeito nocivo sobre o embrião ou gravidez

Que efeitos secundários podem surgir com o uso frequente da Contracepção de Emergência?

Todos os medicamentos têm efeitos secundários e a contracepção de emergência não é excepção. Os efeitos secundários podem ser desagradáveis mas não são malignos. Alguns dos efeitos: náuseas, vómitos, hemorragias irregulares (perda de sangue idêntica à menstruação), dores de cabeça, tensão mamária, sensação de cansaço.

Uma boa estratégia para reduzir as náuseas é tomares a pílula com a comida ou à hora de deitar. A toma de um anti-émetico (comprimidos anti-enjoo), 30 minutos antes de tomar a contracepção de emergência, também é uma boa forma de diminuir as náuseas.

As mulheres que não podem tomar a pílula podem fazer a Contracepção de Emergência?

Sim, podem. As mulheres que não podem tomar a pílula, podem utilizar a contracepção de emergência, quando necessário, pois o que se verifica é a toma de uma dose de estrogénio pontual. Isto porque, a mulher não corre os riscos elevados para a saúde como correria se tivesse a tomar regularmente a pílula combinada. Por outro lado, a contracepção de emergência mais usual não contém estrogénios, é uma contracepção progestagénica, possuindo muito menos efeitos secundários. No entanto, no caso de uma mulher ter hipertensão arterial ou problemas com a coagulação do sangue, antes de tomar a contracepção de emergência deve consultar um médico.

Existe algum problema em tomar a Contracepção de Emergência todos os meses?

Se tomar a contracepção de emergência mensalmente, ou mais do que uma vez no mesmo ciclo, não só a sua eficácia será posta em causa (redução da eficácia) como também pode causar grandes irregularidades no teu ciclo menstrual.

O que fazer se surgirem vómitos dentro das três horas após a toma da Contracepção de Emergência?

Se isto acontecer, é muito provável que esta não tenha sido absorvida pelo organismo, por isso deve tomá-la novamente. Nesse caso, não se esqueça de tomar um comprimido para os vómitos antes da contracepção de emergência.

Tomei a Contracepção de Emergência e alguns dias depois tive uma hemorragia semelhante à menstruação. Existe algum problema?

Não há motivo para preocupações, pois esta hemorragia é perfeitamente natural. Não se trata da menstruação, mas sim duma pequena perda de sangue provocada pela toma da Contracepção de Emergência. A sua menstruação deverá aparecer na altura esperada, mas também pode surgir uns dias mais cedo ou mais tarde da data prevista.

Quando virá a próxima menstruação?

Se tomou a contracepção de emergência, esta irá interferir com a vinda da menstruação, o que poderá ocasionar uma desregulação do ciclo menstrual. Assim, a menstruação poderá surgir na data prevista, uma semana antes ou uma semana depois.

É 100% eficaz?

Não, existe sempre a possibilidade de uma gravidez, uma vez que este método não é 100% eficaz. O risco é menor, mas não é impossível! A contracepção de emergência pode prevenir 3 em cada 4 gravidezes não desejadas, mas é menos eficaz do que os métodos contraceptivos de uso regular, razão pela qual não é adequada para uso de rotina.

Onde posso adquirir a pilula do dia seguinte?

Pode ser adquirida gratuitamente nos Centros de Atendimento a Jovens, nos Centros de Saúde ou Hospitais. Pode também comprá-la nas farmácias. Actualmente, existem três marcas disponíveis, uma é vendida com apresentação de receita médica, duas são de venda livre. Não se esqueça: deve sempre tentar falar com um médico ou com outro técnico de saúde acerca da situação.

O que deve saber sobre a Pílula do dia seguinte:

  • não protege das infecções sexualmente transmissíveis;
  • não é um método contraceptivo de uso regular;
  • é menos eficaz que os métodos contraceptivos;
  • não é abortiva;
  • não afecta a fertilidade;
  • quanto mais rápido for tomada após uma relação sexual desprotegida mais eficaz se torna;
  • pode ser adquirida gratuitamente nos centros de saúde e hospitais;
  • é recomendável que procure aconselhamento técnico antes e após a utilização da contracepção de emergência.

ATENÇÃO:
Este site não é um consultório médico!
Para mais informações contacte: os médico de família, um gabinete de atendimento a jovens (caso aplicável) ou ligar para a Sexualidade em Linha – 808 222 003


Enviar por Email Enviar por Email

23 comentários

fernando10-December-2008 | 13:14

LACTANTE PODE TOMAR PILULA DO DIA SEGUINTE ?

rita30-May-2009 | 9:49

o meu namorado enfiou-me os dedos , e depois veio.se mas a seguir voltou a enfiar-me os dedos acham que posso ficar gravida ?
rapido , precis de ajuda rapido

priscila23-September-2009 | 15:05

Tomei a pilula do dia seguinte 2 dias antes da minha mestruação vim, ela veio normal porem depois de 3 dias que a mentruação suspendeu, ela voltou mais forte e ja esta fazendo um mes e la não quer suspender.
gostaria de saber se isso é normal? Pelo fato de ter tomado a pilula do dia segunte ou estou com algum distubio mestrual. Priscila.

qmulher.com8-October-2009 | 15:18

Rita, deverá consultar o seu médico de família. Existe sim a possibilidade de estar grávida.

joyce15-October-2009 | 13:10

transei e na hora a camisinha estorou isso foi no dia 20 de setembro aconteceu as 17 hora s da tarde na hora ele comprou a pirula do dia seguinte e tomei depois de tres dias desceu e veio uma cor escura mas ate agora nada de descer,ha antes dia 11 de setembro desceu e depois aconteceu e ate agora não desceu eu devo ficar preocupada

lika1-December-2009 | 18:06

eu tomei a pilula do dia seguinte ,depois de duas semanas q tomei minha mestruação veio muito forte parece q estou com hemorragia oq faço….

Eleanor10-February-2010 | 17:47

Tomei a pilula do dia seguinte , e tive uma hemorragia semelhante à mentruação. Já sei que esta hemorragia é normal, mas significa que não já há riscos de gravidez?

romenia28-April-2010 | 18:12

LACTANTES PODE TOMAR A PILULA DO DIA SEGUINTE EM CASO DE EMERGENCIA???
URGENTEEEEE

Romênia28-April-2010 | 18:14

URGENTEEEE!!!!
por favor me ajude.
LACTANTES COM BEBE DE 1 ANO. PODE USAR A PILULA DO DIA SEGUINTE EM UM CASO DE EMERGENCIA????
obrigadoo.

samara18-May-2010 | 19:39

aconsumir a pílula do dia seguinte duas vezes no mês pode aumentar a pressão arterial?

moreninha20-June-2010 | 0:34

eu tive relaçao sem camisinha e usamos o coito enterrompido ai no sabado eu tomei uma pilula a tarde e outra 12h depois ai no domingo fizemos a mesma coisa mais meu namorado ejaulou dentro ai novamente tomei a pilula do dia seguinte uma segunda feira meio dia e a outra meia noite.
um tempo depois a minha mesntruaçao desceu só que eu ja estou menstruada a mais ou menos 10 dias.
eu posso estar grávida?

espero a resposta com urgência.

isabel27-July-2010 | 15:53

tive relaçoes dia 21/06 com preservativo. so fizemos sem cerca de trinta segundos, mesmo assim no dia 22/o6 tomei a pilula do dia seguinte. no dia 28/06 desceu-me sangue e estive com ele cerca de tres dias. agora sao 27/07 e ainda nao me veio o periodo, ha possiblidades de estar gravida?

Drika11-August-2010 | 0:51

eu tive relação sexual numa terça feira só q. meu namorado ejaculou mais de uma vez na camisinha aai resolvemos, comprar essa pirula aai eu tomei, só q. eu já tinha tomado essa pirula da outra vez q. fizemos tem quase um mes. será q. pode ocorrer alguma coisa de grave? e eu posso tÁ GRAVIDA ? por favor responde urgentemente estou muuito nervosaa =/

Renata11-August-2010 | 17:55

Boa Tarde!
Pela primeira vez e espero que ultima rs, fiz uso da pílula do dia seguinte, após uso da mesma já é a segunda vez que estou menstruando no mesmo mês e com um espaço de tempo de uma semana, sendo que desta segunda vez o fluxo de sangue está bem maior, gostaria de saber se isso normal, ou se tenho que tomar alguma providência para conter o sangramento,
Obrigada.

Talita20-October-2010 | 9:25

Bom dia!
Gostaria de saber tomei a pilula, depois de 5 dias tive um sangramento muito forte, pareçe ate hemorragia, isso e normal, existe possibilidade de estar gravida????

Aguardo resposta!
Obrigada

Andreia30-October-2010 | 19:44

olá!
eu na aula de Área de Projecto estou a dar o tema “sexualidade”, e preciso de saber como se toma a contracepção de emergencia.
agradecia que me responde-ssem ainda esta semana por favor!!!
obrigado
espero pela resposta

qmulher2-November-2010 | 22:38

Cara Andreia, a pilula do dia seguinte deverá ser ingerida apenas em caso de emergência, até 72 horas após a relação sexual.

gaby10-December-2010 | 18:45

eu tomei a gala do meu namorado corro o risco de emgravidar?

fernanda20-January-2011 | 0:55

tomei a pilula do dia seguinte fikei uma semana cm do no pe da barriga e dai veio a uma hemorragia ki ja dura 15 dias corro algum risco
sera ki to gravida? isso e normal?
socorro…gente

Bruna16-February-2011 | 17:33

tive relação com meu namorado no sabado so q ele nao ejaculou em mim, foi 3 dias antes do meu ciclo mestrual, na segunda deu indicios de vir so q fiquei com medo e na terça tomei a pilula, hj é quarta e ate agora nda, sera q corro o risco de estar gravida???…Preciso de uma resposta urgente.

qmulher16-February-2011 | 20:10

Bruna, pelo situação descrita o risco de estar grávida é baixo. No entanto deverá consultar o seu médico de família, um gabinete de atendimento a jovens (caso aplicável) ou ligar para a Sexualidade em Linha – 808 222 003 o quanto antes.

Ana18-February-2011 | 13:06

tive relação com o meu namorado.. e a camisinha estorou… doi dia 6-02-2011… hj são 18.. ta no dia certo da minha mestruação vim.. e até agora nada ..to tão angustiada .. porfavor me oriente =(

Ana18-February-2011 | 13:18

o.O u quiz dizer que assim que estorou fui na farmacia e tomei a pilula do dia seguinte DIA D .. e até agora nada de mestruação ¬¬’